Informes

CONGREGAÇÃO IFUSP

ORDEM DO DIA

  • Aprovada a criação do cargo de vice-diretor na CAP(Comissão de Apoio Profissional), será o professor André Rodrigues Machado (ótimo para desafogar o Ademir e agilizar os processos, dado que algum professor precisa assinar todos os processos.)
  • Mais professores sêniores trabalhando conosco. Ou melhor, continuando como seniores. Foram aprovadas 5 renovações de termos de colaboração: Emico Okuno, Nobuko Ueta, Nei Fernandes de Oliveira Jr, Josif Frenkel e Luiz Toledo Machado. Só não pode servir para cessar as contratações =)
  • Aprovado “termo de permissão de uso” do prédio da Sociedade Brasileira de Física (SBF). O prédio é do IFUSP, mas foi juridicamente doado pela SBF e cedido para uso sem custos pelo IFUSP. – A defesa dessa ação foi para regularizar a atuação da SBF já existente e foi apontado que isso trás benefícios acadêmicos e políticos ao IFUSP, é interessante notar que essa crítica aparece por estudantes de outras instituições no país. 

ESTATUTO DE CONFORMIDADE DE CONDUTAS

Contextualização: No final de 2020 foi enviado aos Institutos uma proposta de modificação do Estatuto de Conformidade de condutas (vigente desde a ditadura) pela Reitoria. Na primeira comunicação a reitoria deixou claro que gostaria de aprovar o novo estatuto o mais rápido possível (indicando um prazo que impossibilitava o amplo debate, envio de novas propostas, etc). Isso foi denunciado por diversos Institutos, Centros Acadêmicos e Sintusp, levando à extensão do prazo  de discussão e maior abertura para envio de outras propostas.

Os RDs do IFUSP vem debatendo o assunto internamente desde que conseguiram o documento, que é bastante problemático, fere direitos constitucionais é extremamente punitivista e abre espaço para má interpretações que podem ser danosas ao convívio numa universidade, ao passo que não toca em problemas reais relacionados à vida universitária.

Nesse contexto, uma das pautas da congregação de hoje era aprovar uma manifestação do IFUSP acerca do Estatuto de Conformidade de Condutas proposto pela reitoria. A Manifestação do IFUSP é contrária à forma que o processo de elaboração do estatuto de conformidade de condutas foi realizado, apresenta alguns de seus erros sistemáticos e pode ser acessada no anexo (anexo 10 – Sobre a Proposta de Estatuto de Conformidade de Condutas) Foi aprovada por consenso!

COMUNICAÇÕES DA COMISSÃO DE GRADUAÇÃO

Foi apresentada a tabela abaixo e discutido que a CG está de acordo com o recém posicionamento da diretoria de expandir o quadro de monitores. No entanto, eles prevêem alguns problemas orçamentários nos próximos anos. Por isso, foram criados critérios de prioridade para que os docentes peçam monitores:

  1. Disciplinas obrigatórias com muitos alunos (>50)
  2. Disciplinas optativas com muitos alunos e obrigatórias com poucos alunos
  3. Disciplinas optativas com poucos alunos (<50)

No futuro se pretende estabelecer melhor um número de monitores por disciplina e uma melhor definição de monitores tipo “C” e “bolsistas”. As prioridades ainda serão discutidas em outras instâncias (departamentos, CTA, etc).

Monitores por ano nos últimos 5 anos:

 

2016

70

2017

76

2018

72

2019

87

2020

105

2021

107

As Bolsas PAE vêm sendo cortadas há um tempo. A CPG está tentando argumentar com a PRPG sobre. O instituto está “tapando o buraco” enquanto isso. Ou seja, as monitorias não aumentaram de forma absoluta, se mantiveram estáveis mas foram reduzidas na modalidade que pagava um pouco a mais vinculada à Pró-Reitoria.

Também foi apresentada a Planilha de acompanhamento da Carga Didática do IFUSP, criada recentemente que apresenta os ÚLTIMOS 20 ANOS, MOSTRANDO AS DISCIPLINAS QUE CADA PROFESSOR OFERECEU!
Essa iniciativa pode contribuir muito com algumas das reivindicações estudantis e para compreender o funcionamento geral do instituto.

Projetos aceitos (O IFUSP participou de alguns editais recentemente)

CAEG

EWOUT Ter Haar (IF) e P. Dutra (FEARP): readequar disciplinas para o formato híbrido/digital (1 monitor durante um ano e um notebook) Reformulação do curso de Óptica em 2021 e criação de um “template”

PEMRECCG

Luís Gregório Dias e COC-B: reorganização das disciplinas da área de física computacional (~ 75 000 Reais em equipamento e monitorias) Deslocamento na grade semestral; ênfase na metodologia ativa; ênfase nas ferramentas de manipulação simbólica (Mathematica) nos primeiros semestres

SANTANDER

Alexandre Correia e COC-B: modernização dos laboratórios didáticos (~40 000 Reais)

SANTANDER / EDUCAÇÃO

André Rodrigues e COC-L: tecnologias digitais e media na formação de professores (1 educador e 1 bolsista)

OBS: Na verdade o projeto do SANTANDER foi encabeçado pelo Prof.  Antônio Domingues.

Segundo o diretor, o pró-reitor de graduação incentivou os institutos a enviar projetos (com relação à infra-estrutura de laboratórios?) caso necessitem.

COMUNICAÇÃO COMISSÃO DE PESQUISA

Existe um cronograma de colóquios, a ideia é que tenha cada vez mais esse tipo de atividade no próximo período, para incentivar o vínculo da comunidade.

  • Várias palestras com professores daqui e de outros lugares do mundo.

COMUNICAÇÃO COMISSÃO DE CULTURA E EXTENSÃO

Projeto USP MÓVEL, não vai ter edital, os projetos deverão ser mandados diretamente para a pŕo-reitoria de cultura e extensão. O objetivo do projeto USP-móvel é: “Levar ações concretas para a população do Estado de São Paulo. Contribuir para melhorias da qualidade de vida da população e maior consciência social, cultural e científica da sociedade”; “A Pró-Reitoria de Cultura e Extensão disponibilizará permanentemente duas unidades móveis para serem instaladas em locais públicos de cidades dos principais campus da USP, da capital e do interior do Estado de São Paulo, bem como em demais municípios do Estado de São Paulo”. As unidades móveis são caminhões equipados com cadeiras, projetores para exposição etc, o custo é de 7 milhões de reais para a empresa que presta o serviço.

Edital para mudança da identidade visual da USP em 2022 está aberto.

COMUNICAÇÃO CPGI

Está havendo processo seletivo 129 candidatos (mestrado e doutorado em ensino)

CONSELHO UNIVERSITÁRIO

NÃO TEVE REUNIÃO DESDE A ÚLTIMA CONGREGAÇÃO

OUTRAS COMUNICAÇÕES

ROLANDO SONDAGEM DE DOCENTES QUE TRABALHAM COM BIOTECNOLOGIA / BIOFÍSICA. Isso parece ser o direcionamento que o IFUSP quer dar para sí, com a criação do novo curso de física médica, e realização de simpósio de bio-tecnologia ainda em maio. Instituto se manifestar, se unir e montar um laboratório. Há interesse da pró-reitoria de pesquisa em apoiar.

GT FÍSICA-MÉDICA

Entrou no manual da FUVEST, vai entrar no curso da mesma carreira de física médica de Ribeirão Preto. Estão avançando na parte de divulgação (sobre a carreira e sobre o curso), o curso será feito em conjunto com a faculdade de medicina, em breve será criada uma CoC para o novo curso.

GT PÓS-COVID

Seguem mapeando, aparentemente ninguém pegou o vírus no instituto. Todos que tiveram algum tipo de contato e foram ao instituto devem preencher.

O professor Marcos Nogueira, ex-diretor do IFUSP esteve internado em estado grave com Covid19 mas está se recuperando em casa.

  • MUDANÇAS NA PROGRESSÃO NA CARREIRA DOCENTE
    • Está sendo debatido a nível USP mudanças de critérios na progressão da carreira docente, existem alguns prazos que foram questionados pelos professores do IFUSP para realizar essas indicações com responsabilidade, a principal mudança aparentemente se refere à mudança de professores “livre docentes” podendo se tornar “associado”
  • MUDANÇA NO SISTEMA DE PRESTAÇÃO DE CONTAS COM A FAPESP
    • Haverá mudança de sistema de prestação de contas USP-FAPESP, o novo sistema se chama GIP e a principal justificativa é ter acesso fácil a quanto de dinheiro entra via Fapesp na universidade.
  • 8 MARÇO
    • Haverá evento de premiação para pesquisadoras na USP
  • PROJETOS “INOVAÇÃO TECNOLÓGICA” IFUSP
    • Contextualização: A Universidade, com a pandemia, abriu uma série de editais para fomentar o avanço da chamada “inovação tecnológica”, se por um lado parece bastante atraente (porque é dinheiro entrando e mudanças sendo propostas) por outro temos que ficar atentos pois isso pode agravar ou mascarar problemas mais profundos, como a falta de professores, não progressão de carreira, contratações precárias, financiamento privado, manutenção do Ensino Remoto mesmo quando da volta a presencialidade, incentivo ao empreendedorismo, etc. (alguns dos projetos aprovados no edital CAEG pode ser acessado em: https://jornal.usp.br/institucional/46-propostas-de-consorcios-academicos-foram-selecionadas-para-2021/)
      O IFUSP escreveu alguns projetos para participação nesses editais, que não apresentam a princípio muitos dos problemas apresentados acima, são eles: 

CAEG

Ewout Ter Haar (IF) e P. Dutra (FEARP) – Readequar disciplinas para o formato híbrido/digital (1 monitor durante um ano e um notebook). Reformulação do curso de óptica em 2021 e criação de um “template”.

PEMRECCG

Luís Gregório Dias e COC-B – Reorganização das disciplinas da área de física computacional (~R$ 75 000 em equipamentos em monitorias). Deslocamento na grade semestral; ênfase na metodologia ativa; ênfase em ferramentas de manipulação simbólica (mathematica) nos primeiros semestres.

André Rodrigues e COC-L – Tecnologias digitais para a Licenciatura (~R$ 75 000 em equipamentos em monitorias).

SANTANDER 

Alexandre Correia e COC-B – Modernização dos laboratórios didáticos (~R$ 40 000)

  • MONITORIAS
    • As monitorias em 2021 reduziram um pouco na modalidade PEEG, o que será questionado pelo IFUSP nos órgãos responsáveis, os números e prazos para as demais são os seguintes:
      Monitores C e monitores bolsistas (cerca de 90 bolsas). Candidatos devem fazer a inscrição no site da CG entre 12 Fev. a 12 Mar. A solicitação pelos docentes deverá ser realizada entre 13 Mar. a 31 Mar.
      Monitores PEEG (cerca de 5 bolsas). Candidatos devem fazer a inscrição no Júpiter entre 15 Mar. a 29 Mar.
      Monitor PAE (cerca de 20 bolsas). Candidatos devem fazer a inscrição no Janus.

  • BOLSAS de Mestrado e Doutorado (ME/DO)
    • Mudanças no “novo” critério de distribuição de bolsas da CAPES, com o objetivo de corrigir anomalias, fizeram com que tivéssemos mais bolsas para este ano, Repare a melhor distribuição de bolsas ME/DO:

      BOLSAS CAPES

       

      2019

      2020

      2021 (antes)

      2021 (atual)

      Mestrado

      20

      23

      23

      41

      Doutorado

      49

      39

      34

      53

      No caso das Bolsas do CNPq, o cenário se inverteu com relação ao ano anterior:

      BOLSAS CNPQ

       

      IF

      IFSC

        

      2019

      2021+ (proj.)

      Orientadores permanentes

      105

      83

       

      Mestrado

      42

      24

      Alunos matriculados

      370

      250

       

      doutorado

      46

      16

      Fluxo* M CNPq (até 2020)

      10,5

      4,25

          

      Fluxo* D CNPq (até 2020)

      5,75

      2,75

          

      Concessão M CNPq (1º 2021)

      5

      4

          

      Concessão D CNPq (1º 2021)

      2

      1

          
  • IMPACTO DA COVID 19
    • Também houveram alguns informes com relação aos impactos da COVID-19 para a pós:
      – Prazos para proficiência, qualificação e defesas têm sido adiados – por enquanto, até um ano. Há discussões sobre ampliar essas extensões.
      – Bolsas têm sido estendidas por 2-6 meses, dependendo da agência. Não há sinais de que essas extensões serão ampliadas, o que representa um dilema para pesquisas experimentais.
      – Print/USP suspenso; BEPEs da FAPESP também têm encontrado grandes obstáculos; intercâmbios (p.ex.: Uppsala) também têm sido adiados. Desafio para internacionalização.
      – Disciplinas continuam online por enquanto (1º Semestre pelo menos)

      E alguns procedimentos para a defesa:
      – O depósito de teses e dissertações agora é feito online, no Janus, diretamente pelos alunos. Envio de “bonecos” é agora ainda mais desestimulado.
      – Os procedimentos para indicar as bancas e marcar as defesas foram simplificados e flexibilizados.
      – Em particular, docentes e alunos terão maior autonomia(e maior responsabilidade) para marcar as datas de defesa em conjunto com os membros da banca. Essas novidades serão explicadas durante as próximas semanas.

  • EQUIPAMENTO PARA ELIMINAÇÃO DO COVID-19 NOS AMBIENTES

    • Professores elaboraram um equipamento com baixo custo capaz de eliminar o COVID do ar que circula nas salas, isso é especialmente importante para realização de higienização entre atividades. O equipamento utiliza uma lâmpada UV. 

  • CONSELHO UNIVERSITÁRIO

    • O próximo CO será dia 09 Março.

COMPLEMENTO AO REPASSE (Dimmy Nanclares)

Tem duas coisas em jogo:

1) Quando a pandemia evoluiu e a economia piorou, surgiram várias leis para congelamento dos gastos públicos. Neste sentido, foram cancelados/congelados os concursos para contratação de novos docentes e as promoções também foram congeladas. A Livre-Docência é um título, assim como “Mestre” ou “Doutor”, então qualquer pessoa pode se inscrever para o exame, nem precisa ser docente da USP. O ponto é que docente da USP que obtém o título de livre-docente é automaticamente promovido para “Professor Associado”. Como durante a pandemia foram paralisadas as promoções, alguns docentes fizeram o exame mas não foram promovidos. Houve um novo entendimento jurídico que eles poderiam passar para Profs. Associados, sim, pelo que entendi. Então essa situação seria normalizada.

2) Abriu em 2020 o processo para Progressão Horizontal na carreira docente. O que é isso? Existem 3 “tipos” de docentes: Prof. Doutor, Prof. Associado e Prof. Titular. Professor doutor é o mais simples e titular é o topo da carreira. Acontece que além das progressões verticais (que significaria passar de uma categoria para outra), existem níveis “horizontais”: Prof. Doutor 1 e Prof. Doutor 2, Prof. Associado 1, Prof. Associado 2 e Prof. Associado 3. Cada nível significa um aumento salarial de aproximadamente R$1000. Então quem é, suponha, Associado 1, pode se inscrever para ser Associado 2 e ganhar R$1000 a mais de salário. Acontece que por conta da crise, a reitoria supôs que ia ter pouco dinheiro e não ia dar pra progredir todos que merecessem, então eles tiveram uma ideia “jenial”: pediram pras unidades fazerem um RANKING docente. Fulano é melhor que Ciclano, que é melhor que Beltrano 😂 muito boa ideia. Então Fulano ganha aumento e Ciclano não. Por pouco não implodiu os departamentos, teve briga de amigos pq um se acha melhor que o outro e etc. Mas na verdade a crise financeira não foi tão grande assim, e deixarão todos que merecem progredir. O Instituto não precisará mais rankear os docentes um a um. Os prazos que estavam curtos antes eram pra montar esse ranking, mas agora ele não precisará existir mais.

Comissão de Graduação (CG)

Informes

Primeiramente foi passado alguns informes, por conta do tempo apertado do edital PART, os projetos submetidos de cursos dados por pós docs não foram aprovados em reunião da CG, tendo sido avaliados pelo Navarra. Um projeto feito pela Cristina e o André foi submetido pro edital Santander e aprovado. Esse projeto tem um enfoque pra lic, tendo como temática a tecnologia como elemento que perpassa pela educação. Outro projeto em andamento da licenciatura é o currículo com ênfase em ciências, para atender a demanda recente de que foi introduzido mais conteúdos de física a serem dados durante o ensino fundamental, isso envolve colaboração com o IO, IGc, Bio, dentre outros. Também foi falado que na última reunião da coc bach foi apresentado o relatório da Funchal. O Higa apresentou poucos dados que estavam presentes no relatório, mas ficou a disposição para tirar dúvidas futuras. Apresentei que o relatório poderia indicar uma tendência a só beneficiar alunos já com uma boa base, segregando muito os alunos. Uma outra apresentação disso com uma conversa mais aberta a todos será feito no evento da graduação organizado pela CG.

Avaliação de caso de aluno

Foi comentado o caso de um aluno com problemas na matrícula, tentou se tranferir para o IME, mas não conseguiu confirmar matrícula por causa de problemas com o e-mail, mas mesmo assim o júpiter desligou sua matrícula com o IF. Ao final da discussão, se acordou que não haveria porque não deixar que ele voltasse a se matricular no IF.

Carda didática dupla

A pauta seguinte foi discutir a questão da carga dupla, como a definir. Isso é responsabilidade de cada departamento e na pandemia é difícil que o número de alunos atendidos seja um critério, já que a maioria das turmas possuem mais de 100 alunos. Isso foi comentado pois professores de uma equipe juntaram algumas turmas para poderem ministrar uma aula só, algo que não aconteceria no presencial. Foi comentado também a irregularidade da definição de carga simples no IF, que não está de acordo com a LDB.

AACCs

Problemas burocráticos na implementação dessas atividades no currículo.

Higa traz um panorama dos tipos de atividades, além de os exemplificar: graduação, cultura/extensão e pesquisa. Não há necessidade imediata de implementar todas de uma vez.

Dificuldades na implementação não ocorrem tanto na Licenciatura por conta de atividades e comprovação Maia facilitada como ocorre com os estágios.
Tipificação e atribuição do número de créditos destinados a AACCs: 3 créditos = 90h (atividades dentro dos tipos seriam escolhidas pelo aluno de bacharelado). Higa propõe discussão conjunta para atribuição de créditos AACCs na Licenciatura.
Essas atividades devem ser incorporadas até o prazo final da mudança do PPP e da emenda de acordo com as mudanças que vem com o curso de Física Computacional (~ agosto).

Cristina traz que a implementação das AACCs exclusiva do bacharelado, dado que a licenciatura tem as horas de ATPAs, explicando que estas estavam inclusas na disciplina de Projetos, que nem chegou a ser ministrada, mas que a primeira leva aconteça em formato de portfólio (~7 créditos = 200h).
Renato traz que na comissão que discutiu as AACCs, havia muitos representantes de cursos da Licenciatura e que discutiram sobre os excedentes das ATPAs fosse inclusas nas AACCs, o que sugeriria que a licenciatura também tivesse AACCs.


Guia da Faculdade (Quero Educação)

Versão final foi entregue à Sandra por quem organizou na comissão ano passado, parece. Navarra disse que vai tomar as providências, junto a Sandra de tentar responder ao questionário proposto.
Susana levanta sobre o retrabalho de ter que fazer coisas que talvez tenham sido perdidas, sem saber os propósitos, sem haver transparência de como a organização vai utilizar o que lhes for enviado.
Luis levanta que Física USP tem 4 estrelas (a licenciatura com 4, bacharelado com 3), enquanto USP-SaoCarlos tem 5.

As pautas foram:

-Edital Santander
-Afastamento de professora
-E-disciplinas
-Monitoria
-Física I e II para o IAG
-Kit para laboratório
-Alteração de ementa de fiscomp
-Aprovação de disciplina optativa

Para o edital Santander, que neste ano tem o objetivo de contemplar a área das exatas, será enviado um projeto para mudanças no laboratório de moderna, Física experimental V, tendo sido desenvolvido primeiramente pelo prof Toninho. Foi falado sobre contemplar outras disciplinas no projeto, mas ele ficaria muito longo e o prazo é curto para poder desenvolver algo mais amplo. Foi citado uma certa responsabilidade do Instituto de Física ter um laboratório de moderna bem estruturado. Os instrumentos a serem comprados poderam ser utilizados em outras disciplinas a princípio. Foi criticado um ponto no texto pelo presidente da CG Fernando Navarra: “Vi também um toque no texto sobre manutenção, o Toninho fala sobre a falta de infraestrutura, mas acho que isso não deve ser o enfoque do projeto e não é o que o lado de lá quer ouvir, q eles querem um enfoque na inovação”. O que dá a entender que mesmo que o projeto seja aceito não haveria mudanças significativas nas salas de laboratório.

Para acessar o Edital:
https://drive.google.com/file/d/1dHWPh2t37ht8F2Oy2vkwbpkOWQfXGPHH/view?usp=sharing

O afastamento de professora se diz respeito a professora Elisa Ferreira, que foi uma das últimas professoras contratadas pelo Instituto, porém ela fez um pedido para continuar na Alemanha. Isto foi encaminhado para a CPG, em que o prof Abramo concordou, na CG também não houve objeções, sob pretexto que é bom para o Instituto manter as relações internacionais fortalecidas, mas foi pedido a contratação de um professor temporário, para se responsabilizar pela carga didática que ela teria se estivesse aqui. O departamento de física matemática ficou responsável para procurar este professor temporário.

Foi requerido um gerente do e-disciplinas em cada unidade, já que o prof Ewout ficou muito sobrecarregado no ano passado. Aqui no IFUSP não há professores que queiram se responsabilizar, então foi proposto alocar um funcionário para essa função. O Prof Navarra tinha avisado informalmente que tinha um nome em mente para assumir a função, mas numa reunião do CTA foi informado o deslocamento deste funcionário para a comissão de pesquisa. Então foi encaminhado a escrita de um ofício ao diretor, de modo a oficializar a necessidade de uma pessoa responsável pelo e-disciplinas.

A CG irá pedir novamente por um monitor para assessorar professores no moodle, mas também foi falado de englobar mais tarefas. O monitor da CG é o que possui maior bolsa, de 900 reais. Foi falado que este cargo seria preenchido somente com indicações, para não ser divulgado amplamente, já que se espera uma pessoa mais responsável para assumir essa posição. Foi encaminhado que será feita uma entrevista com um indicado pelo antigo monitor.

Sobre as outras monitorias, foi aprovado 400 mil reais para esse fim neste ano, com a possibilidade desse valor ser revisto no meio do ano. Ano passado foi gasto menos de 500 mil, mas foi pontuado que a aprovação desse número menor seria para um controle maior de gastos com monitor, já que indica uma redução do valor recebido.

Sobre as turmas do IAG foi combinado de abrir uma turma separada para eles, já que foi recebido muitas críticas com o método de ensino da Funchal, que levou a muitas evasões na disciplina pelos alunos. Essa turma terá aula com o professor Gabriel Landi. Foi comentado que a reação da professora não foi ruim, já que os alunos do IAG seriam menos desinteressados por física, tendo feito um apelo de dar a oportunidade para os alunos da astronomia em específico de terem aulas com ela.

carta do presidente da CG do IAG: https://drive.google.com/file/d/1PFA0yC1sNIhTwNoTkvszlMm1CoHWq27O/view?usp=sharing

Com respeito a recepção dos bixos, foi comentada a dificuldade de contato com os ingressantes, já que a única forma de contato é por e-mail e muitos não veem o e-mail. Nenhuma solução foi indicada para isso, além da importância da conversa com as CoCs. Além disso foi falado sobre o kit de laboratório, que já que não haverá matrícula presencial tem uma dificuldade para serem entregues, mas aparentemente a diretoria irá arcar com os custos de envio.

Num último momento da reunião foi aprovado uma mudança de ementa em fiscomp, que ficou:

1. Introdução ao uso de softwares de manipulação simbólica (Mathematica ou similares).
2 Introdução à linguagem de programação (preferencialmente Python).
3. Entrada e saída, gráficos.
4. Introdução a técnicas básicas de cálculo numérico (integração, diferenciação e cálculo de raízes). Noções de erro numérico.
5. Aplicações a modelagem de sistemas físicos simples: movimento em meios viscosos, campos gravitacionais, problemas de muitos corpos. Oscilações.

A aprovação se deu rapidamente, confiando nos professores envolvidos, mas não pensando muito como isso afeta o ensino e quais os propósitos numa maneira mais ampla, ou pensando na grade como um todo. A intenção é deixá-la como obrigatória para alunos de primeiro semestre a partir do próximo ano. Essa mudança, de optativa para obrigatória, deve ser apresentada no meio do ano e tem que ser aprovada também na congregação.

Outra questão aprovada foi a disciplina optativa apresentada pelo professor Caetano, que já havia sido aprovado pela CoC-B.

 

Comentários: No repasse anterior foi comentado a necessidade de um registro das reuniões, em atas e gravações. Isso não foi implementado nas reuniões futuras. Elas continuam não sendo gravadas e eu me disponibilizei em fazer um teste, escrevendo uma ata, que foi enviada ao presidente da CG, junto com considerações de que isso deveria ser uma tarefa rotativa, jpa que a participação da pessoa que escreve é restrita. Não foi aprovada a iniciativa nem foi respondido essas questões no e-mail. Deixando com que a decisão tomada em reunião anterior fique apenas como um comentário e não uma ação que a CG passe a realizar.

Neste mesmo e-mail falei que uma solução para a comunicação com os ingressantes seja utilizar o whatsapp do IFUSP ou outros meios, conversando com a Malu Tippi da CCex, que atualmente cuida do setor de comunicação do IFUSP.

Outra questão levantada neste meu e-mail foi o relatório que foi exigido em reuniões anteriores da CoC-B e CG para a Funchal (sei disso pela minha participação anterior como RD da CoC-B), dada as reclamações recebidas, já que este não é um problema apenas dos alunos do IAG.

Estes dois itens que comentei e perguntei neste e-mail não me foram respondidas ou levadas em consideração. O que me fez entrar em contato com a RD da CoC- B atual para perguntar sobre o relatório da Funchal. A resposta do presidente da CoC-B foi que esse encaminhamento acabou se perdendo e não foi pedido esse tal relatório, comentando que a única solução viável no momento seria a participação dos alunos na avaliação de disciplinas, pois com isso avaliado poderiam tomar providências em casos assim de uma maneira mais fácil, com argumentos mais embasados.

Nisto, fica nítido a falta de organização dos encaminhamentos e tarefas delegadas às comissões de graduação.

No início da reunião foi dado um informe da CoC Bach sobre as ideias do projeto a ser submetido no edital ‘Novos currículos para novos tempos’, em que há um interesse de criar uma nova quase-disciplina de apoio a ingressantes com dificuldades em matemática e física, mas há uma dificuldade para se enquadrar nos critérios do edital.

Foi discutido algumas pequenas alterações na carga didática e colocaram como indicativo de fazer algum documento que explicite os critérios de escolha da distribuição da carga didática, mas foi dito que é didícil ter parâmetros fixos por ser algo muito circunstancial, dependendo se haverá faltas de professores (que é uma tendência cada vez maior), dependendo de prof aposentados para ministrar algumas disciplinas, ou se muitos profs pegarem carga dupla, se responsabilizando por um grupo maior de alunos.

Neste panorama de docentes estarem responsabilizados por um número maior de alunos, foi posto a “nebulosidade” da definição de carga dupla com aulas online.

Também foi colocado uma proposta de cronograma de pedido de monitores às disciplinas e as datas iniciais são de pedidos após a 2ª interação de matrícula até mais ou menos dia 27 de março.

Uma preocupação que foi apontada também é a regularização da hora-aula dos professores, para se ter algum tipo de controle para verificar se as horas-aulas estão de acordo com as estipuladas em lei, na LDB. Para que se atenda as horas, está sendo visto considerar AAC para docentes.
Sobre o evento proposto para se discutir a graduação, foi levantado de ser realizado em novembro, não mais no primeiro semestre, para que ainda exista a possibilidade dele ser feito de modo presencial.

Em comentários finais da reunião foi dito que o diretor tem interesse em reunir projetos de professores que desejam enviar algum kit experimento pelos correios aos alunos, para as disciplinas experimentais.

Também foi citado o edital de chips do santander, que parecem aguardar resposta para ver se o IF foi contemplado.

 

Tivemos reunião da CG hoje (13 nov. 2020) com as seguintes pautas:

1) GTLab e monitores de janeiro-março
Não foi discutido profundamente, talvez volte em outra reunião.

2) Carga didática do prof. Giancarlo Esposito
Professor Gian que dá lab na poli está enfrentando problemas pessoais e não consegue dar a disciplina e está sendo coberto pelo coordenador do curso (Leandro Gasques). Houve uma conversa mas ele ainda não conseguiu fazer o que deveria e também não desistiu oficialmente da disciplina. Navarra propôs afastar ele, de forma compulsória, como autoridade da CG e passar a carga para o Leandro, sendo que o professor Gian pagaria essa carga em um outro momento

3) Carga didática de 2021: prioridades e optativas
Desejam permitir horários provisórios de disciplinas, inclusive as optativas.
As Prioridades de disciplinas já estão quase definidas, dado que pretende-se estender a prioridade para dar a disciplina mais uma vez já que 2020 houve a pandemia 

4) Grupo de trabalho do Laboratorio Didático
Foi apresentado pelo diretor Manfredo, que os laboratórios didáticos possuem um custo elevado ao instituto devido à suas características, como a quantidade de equipamentos repetidos e preparação das salas a partir de temáticas. A partir da observação do Instituto de Física de São Carlos, pretende-se criar um Grupo de Trabalho (GT) para rediscutir os laboratórios didáticos, que além dessas questões apresentadas também necessitam de reformas estruturais e mudanças pedagógicas.
– A composição do GT propriamente dita não foi discutida nessa reunião mas espera-se que o Assunto seja apresentado no Evento da Graduação realizado pela CG em Junho, para qual o diretor Manfredo Tabacniks foi convidado a fazer uma apresentação.
Além disso, fomos informados de que será iniciada uma reforma nos telhados dos três andares acima dos laboratórios didáticos para solucionar a questão dos vazamentos de água, a direção está rezando para que a reforma acabe até janeiro para não comprometer as reposições de aula. É necessário ficarmos atentos.

5) Preparação do Evento da Graduação
Navarra (presidente da CG) reforçou a proposta da Feira dos cursos do ifusp, como se fosse uma discussão sobre o andamento delas, estrutura e etc. A atividade acontecerá em junho de 2021, e sua organização está sendo discutida na CG e nas CoCs, é importante que os estudantes tentem se inserir também na organização da atividade.

 

Aconteceu hoje (23 out. 2020) reunião da CG, na qual:

– Foi divulgado o calendário de 2021 e com isso também já vai começar a preparação da carga didática.

 Calendário da graduação 2021: (1º semestre: 12 abr. a 31 jul. e 2º semestre: 09 ago. a 21 dez.) 

– A Poli já está se preparando pra um primeiro semestre online em 2021. 

– O Navarra sugeriu fazer um evento (talvez ano que vem) onde o IF pararia por uma semana pra todo mundo discutir junto sobre a estrutura dos cursos (tipo uma semana da física).

– Foram apresentados dados socioeconômicos dos ingressantes do IF em 2020.

– Algumas pessoas não fizeram disciplinas no primeiro semestre, inclusive ingressantes, e eles não vão ser prejudicados ( no sentido de jubilamento) por conta das circunstâncias, porém tem uma galera que tá sem disciplinas nos últimos dois semestres e possivelmente serão indicados ao jubilamento*.

* São cerca de 20 estudantes nessa situação (pedimos os nomes para tentar entrar em contato), os nomes serão enviados para a reitoria para iniciar o processo – sendo que é possível pedir recurso, etc. O recurso passa novamente pela CG.

** Quem não passou em nada semestre passado ou trancou tudo não entra nesse critério.

Ocorreu em 09 out. 2020 Reunião da CG, onde discutiu-se, dentre outras coisas, como estratégias preliminares para realização de mudanças curriculares.
(Dado que a tentativa de mudanças nos cursos de física para a Poli não deram certo). Nesta pauta, foi apresentada a necessidade de maior organização e espaços mais amplos de discussão para coisas que afetam toda a comunidade, para que as mudanças não pareçam ser mobilização de pequenos grupos. Um das propostas apresentadas pelos RDs foi a criação de um calendário de discussões sobre os cursos de física, onde os departamentos, docentes e discentes teriam um prazo para apresentação de sínteses sobre algumas questões que poderiam eventualmente ser modificadas no curso.

Além disso, foi discutida uma questão com Física Quântica, a partir da demanda estudantil, que reportou à CG e CoC algumas dificuldades de comunicação com o professor e realização de atividades.
Após apresentação das queixas dos estudantes, leitura das considerações do docentes e discussão dos membros da comissão, foi acordado que a CG buscaria um monitor para auxiliar o professor e a turma.
Foi sugerido pelos discentes a abertura de uma nova turma, para ocorrer em paralelo a esta, porém, a ideia não pareceu viável pela comissão devido à falta de professores.

Ocorreu ontem, 17 jul. 2020, reunião da Comissão de Graduação (CG), na qual foram discutidas algumas questões relativas ao fechamento do primeiro semestre e projeções para o próximo, grande parte da reunião foi discutindo sobre uma forma de tornar mais claro os critérios para “atribuição de créditos didáticos para os docentes”, o tema continuará a ser discutido pelo Landi (presidente Coc-Bac), Cristina Leite (presidente Coc-Lic) e Sandra (funcionária da CG).
Também foi feito um informe pelo docente Nemitala Added sobre o Grupo de Trabalho (GT) criado para discutir os laboratórios. Estão discutindo formas de permitir a atuação em laboratórios de pesquisa. sobre os laboratórios para uso acadêmico, é altamente inviável devido ao COVID-19. Com o grupo pensando em tratar como excessão apenas estudantes que precisam das disciplinas para se formar neste semeste.
A Comissão de Graduação está procurando viabilizar um monitor para a CG, este seria encarregado de ajudar na organização de diretrizes e suporte aos docentes sobre usos das plataformas digitais e ajuda sobre como elaborar e avaliar no contexto do Ensino Remoto. O docente Ewout ter Haar, que pesquisa o uso de tecnologias no ensino de física, está sendo consultado sobre a elaboração de diretrizes (principalmente para avaliação) pela CG e pelo Cefisma.
Será enviado para a comunidade formulário para levantamento de notebooks e computadores que podem ser emprestados ou doados durante o período da pandemia a estudantes que não possuem acesso. Os critérios para este empréstimo e/ou doação não foram totalmente estabelecidos, provavelmente serão usadas informações socioeconômicas fornecidas pela Reitoria, junto com informações de formulários anteriores do IFUSP.
Os representantes discentes (Carlos Chaves e Chisthian Talacimon) vão elaborar comunicado para a comunidade IFUSPiana sobre as atividades da CG no primeiro semestre e os indicativos para os docentes no segundo, o comunicado passará por análise da CG e depois enviado a todes. E será pautado especialmente pelas questões abordadas pelos estudantes na reunião com a CG.
Texto: RDs na CG – Carlos e Cristhian
A carga didática foi fechada hoje, está sendo realizada apenas a verificação de erros e ajustes na formatação. Dentro de algumas horas será enviada via-email.
– Texto de Carlos Chaves, representante discente na Comissão de Graduação.
[Carga didática] [Informe]
Boa note.
Foi realizada hoje, reunião da CG para tratar da Carga Didática, a carga está praticamente finalizada, porém, alguns ajustes foram realizados, sendo necessário o envio aos docentes para saber se poderão ministrar as disciplinas para as quais foram alocados, combinar com as equipes, etc.
Assim, a carga didática ainda vai demorar alguns dias para ser disponibilizada em sua versão final. As mensagens para os professores seriam enviadas hoje, e de toda a carga acho que tinham cerca de 6 questões para serem confirmadas então a versão final deve ficar pronta dentro de mais alguns dias.
Texto de
Carlos Chaves – Kause
, representante discente da CG

CoC - Bacharelado

1. Relatório de Física I e II

O curso, da maneira que foi lecionado, foi pensado em ser um curso de física para alunos da Física. Não foi preparado para ter a quantidade de estudantes que teve e nem para ser no formato EAD. Além disso, houve uma grande evasão, tanto por parte de alunos do IAG quanto da Física, por motivos diversos. Sobre os estudantes do IAG, notou-se que os da Geofísica e da Meteorologia possuem perfis muito diferentes com relação aos da Astronomia e da Física, e que eles tinham muita dificuldade de acompanhar a disciplina, mesmo com bastante auxílio dos monitores. Foram dadas duas oportunidades de recuperação para os alunos de Física II (no final de 2020 e em março de 2021), porém foram poucos os que conseguiram recuperar. Apesar de tudo, houve um alto aprendizado por parte de um número apreciável de alunos e a professora Renata Funchal acredita que o curso teve uma boa performance, dada a situação.

A respeito dos alunos da Geofísica e Meteorologia, sempre notou-se uma diferença de perfil com relação aos da Astronomia e da Física, porém esta foi a primeira vez que foi recebido uma carta da CG do IAG solicitando que houvesse uma turma separada para os estudantes do IAG com outro professor. Como não é muito viável a criação de uma nova turma permanente para os alunos do IAG, pensou-se em uni-los com os estudantes do IO. Não haveria problemas com esta solução no EAD, porém as aulas presenciais costumavam ser no próprio IO.

2. Avaliação de Disciplinas

As disciplinas que chamaram atenção no último semestre foram: Física Quântica com o Ribas, Cálculo IV com o Pádua e Física III com o Higa. A primeira foi bastante criticada por não se adaptar bem ao modelo EAD; sobre a segunda, foi dito que o professor não deu aula (os alunos deveriam de estudar sozinhos), não interagiu com os alunos, apenas enviou listas e não havia monitor; e sobre a última, criticaram a ausência de correção e feedback das atividades avaliativas.

É necessário pensar se há necessidade de incluir outras questões no formulário e também em alguma forma de fazer com que mais alunos respondam o questionário. Foi apontado que o diretor sugeriu que as avaliações das disciplinas deveriam de estar atreladas à matrícula dos alunos, porém não é possível que isto seja aplicado no momento e também há problemas com esta ideia (por exemplo, obrigar os estudantes a responder o formulário pode fazer com que muitos respondam de qualquer jeito, dificultando sua análise posteriormente).

3. AACs

Já está encaminhada a ideia final sobre as AACs da graduação e as atividades que estão sendo pensadas são: atividades esportivas, premiações na graduação, monitoria em cursos de graduação, práticas de atividades profissionais extramuros, atividades acadêmicas na Agência USP de Inovação e monitorias no “Show da Física” (está sendo discutido sobre esta última ficar como AAC da CCE); a carga horária de todas serão de 30h, com exceção de atividades esportivas, que será de 10h. Sobre premiações na graduação, parece que atualmente não existem prêmios na graduação, mas pensa-se em criar um prêmio de melhor aluno.

4. Comunicados

  • O intuito do Programa PART é contratar pós-docs para lecionarem por 1 ano e o prazo de inscrição é até dia 25/04 e a CoC-Bach precisa dar “ok” nas inscrições.
  • Costuma-se enviar dados para o Guia da Faculdade do ESTADÃO, porém não há transparência na análise deles, então há uma tendência de haver um boicote geral da USP; aguarda-se um posicionamento da Pró-Reitoria.
  • É necessário deixar os docentes cientes do Cronograma do SISU e que eles receberão alunos novos até dia 26 de maio.

1. AACs

As AACs serão obrigatórias, devendo perfazer até 10% da carga horária do curso (inicialmente, pensou-se em 3 créditos, que correspondem a 90h no semestre), e os seus cadastros serão feitos no menu do Júpiter. A disciplina optativa “Atividades de Cultura e Extensão” será abolida. Apesar de não possuir prazo, a RESOLUÇÃO CoG, CoCEx e CoPq Nº7788, DE 26 DE AGOSTO DE 2019 deve ser instituída o mais rápido possível. Note que os créditos tratados na Resolução serão obrigatórios para os ingressantes a partir da data em que estiver em vigor a alteração do Projeto Pedagógico. O intuito das AACs é incluir como crédito aula, no histórico, as atividades que já são realizadas pelos estudantes. As atividades a serem incluídas como AACs ainda estão sendo discutidas.

2. Edital Santander

Foi enviado um projeto com enfase no Laboratório Didático de Física Quântica, que abrange as disciplinas Física Experimental V e VI do Bacharelado, Laboratório de Física Moderna da Licenciatura e Física Experimental C oferecida para alunos da Poli. Como a verba disponibilizada pelo Edital não é suficiente para fazer uma reforma completa nos laboratórios didáticos o foco do projeto é automatizar os experimentos para serem feitos de forma remota. Estamos no aguardo para a aprovação da Pró-Reitoria.

3. Projeto Político Pedagógico

Precisamos incluir a AAC e a reforma da vertente computacional, referente ao projeto aceito no Edital Novos Currículos, no Projeto Político Pedagógico. A respeito do projeto aprovado, será incluída a disciplina Introdução à Física Computacional I como obrigatória no primeiro semestre.

4. Próxima reunião

Discutiremos sobre Física I e II, e convidamos a Profª Renata Funchal para nos dar um feedback sobre como está sendo os cursos que ela está responsável, além disso, um relatório sucinto sobre o assunto também foi solicitado

Primeiramente foi falado novamente sobre o Edital Novos Currículos para ser finalizado o assunto. O projeto apresentado pelos professores teve foco em ferramentas computacionais, viabilizando uma antecipação do contato dos alunos com estas atividades. A proposta não foi contemplada pelo edital mas ainda têm-se o objetivo de reformatar a disciplina optativa Introdução à Física Computacional, para que os alunos do primeiro ano possam fazê-la já no primeiro semestre, e também reformatar obrigatórias como Cálculo Numérico, para que contemplem coisas mais aplicadas à física. Isto será feito para que haja uma 4º vertente da física no curso do Bacharelado, ou seja, Física Teórica, Experimental, Matemática, e agora, Computacional.

A segunda pauta foi a discussão do Edital Santander Universidades: e-Grad, o qual contempla com investimento de R$ 40.000,00 projetos inovadores para melhorias do ensino de graduação, este ano para a área de exatas. O objetivo dos docentes para o investimento deste edital é reformar os laboratórios didáticos. Foi feita uma proposta pelo professor Antonio D. Santos, a qual visa modernizar o laboratório didático das disciplinas de Física Experimental V e VI, que também acarretará em melhorias para Experimental C dos cursos da Poli e Física Moderna da Licenciatura. O projeto será escrito em cima desta proposta, sendo formado um grupo de trabalho de pessoas interessadas em melhorar o Laboratório didático. Mesmo que o projeto não seja aceito para ser beneficiado pelo Edital Santander, ele será apresentado à diretoria.

A pauta seguinte foi sobre uma nova disciplina optativa Processos Criativos, proposta do professor Caetano Miranda. Uma matéria que visa estimular os alunos através das artes, inovação de difusão. Discutiu-se sobre a possibilidade de haver uma nova optativa na programação do Bacharelado, pois assim seria preciso alterar os calendários, mas por fim ela foi aceita pela CoC-Bach e será encaminhada para a CG aprovar.

Por fim foi iniciada discussão sobre as AAC’s – Atividade Acadêmica Complementar. O professor Higa fez parte de treinamento da pró-reitoria para incorporação dessas atividades na graduação, fazendo valer créditos extras como ICs, monitorias e participação de eventos científicos. Não há prazo para a aplicação por enquanto. Será dado continuidade ao assunto na próxima reunião.

O objetivo do edital é estimular a modernização. Note que ele não visa a substituição das atividades presenciais, como dito em diversos trechos do edital. A respeito do ensino híbrido, seria errôneo interpretá-lo como uma aula online, sendo constituídas apenas de videoaulas. As aulas gravadas seriam recursos adicionais!

A respeito das categorias, não temos condições de propor um projeto para a categoria A, portanto ela está totalmente fora de questão. O foco da discussão seria a categoria B, porém não há muitas propostas até o momento. Uma proposta interessante seria a CoC-Bach promover monitorias de matemática e física básica, utilizando softwares e contratando monitores; seria uma espécie de minicurso de reforço. Foi apontado que monitorias na graduação não costumam ser muito eficientes, então seria interessante que fosse uma disciplina complementar.

Desta forma, a proposta final foi a formação de uma nova disciplina com reforço de matemática básica. Seria uma disciplina online, no Moodle, onde o aluno dita seu ritmo (talvez para alunos ingressantes não seja o ideal). Os estudantes fariam diversos exercícios de matem´atica e programação (Mathematica e Python), pois é importante ”botar a mão na massa”, e, por exemplo, plotar o gráfico de uma função para estudar o seu limite ajuda bastante na visualização do que está sendo aprendido teoricamente. Haveria um monitor supervisionado por um docente encarregado da disciplina. Perceba que esta proposta realmente pode não contemplar o requisito de diminuição de carga cognitiva no momento, mas pode-se argumentar que isso ocorrerá no futuro.

Outras ideias também foram discutidas. Foi dito que o ideal seria uma readequação de uma disciplina e não criar outra, porém não houve tempo para conversar com professores que precisaram reformular seus cursos durante o EaD. Outra questão levantada foi de que as disciplinas de Lab são de aprendizagem ativa e seria uma boa ideia utilizar a verba para renovar os instrumentos, porém não atende a redução da carga cognitiva. Softwares de simulação podem ser utilizados em disciplinas mais avançadas, como Lab V, mas precisa-se conversar com o coordenador da disciplina.

Uma dúvida que surgiu ao ler-se o tópico V-b) da elegibilidade foi ”o que seria a redução de carga cognitiva?” E a resposta dada foi ”algo como o Scale-Up fazia, diminuindo a formalização e colocando mais aplicação.” Um fator levantado foi de redução de redundância de disciplinas para diminuir a carga. Porém, também foi citado o caso da Alemanha, quando mudaram a forma de ensino de Diplom para Bachelor, diminuindo a carga horária, com o discurso de diminuir redundâncias, houve uma diminuição na ”qualidade” dos alunos que chegavam no doutorado.

A respeito de questões burocráticas, talvez seja melhor propor como monitoria e não uma disciplina, apenas pela burocracia de criar-se uma nova disciplina, mas a monitoria seria como uma disciplina. Também há a possibilidade de ser criada como disciplina do CEFISMA, como é comum em universidades de excelência pelo mundo.

Por fim, também foi discutido sobre a volta das aulas presenciais. Neste primeiro semestre, todas as disciplinas estão sendo planejadas de forma a serem online. Disciplinas experimentais teriam prioridade para ser presencial, mas não há condições para tal. A respeito do segundo semestre, ainda não há perspectivas para aulas presenciais

As matérias optativas que vão ser oferecidas foram definidas, seguindo a tabela de optativas e tendo várias opções de optativas para o próximo semestre. Houve uma proposta de mudança para grupos e tensores ser oferecido no noturno, pois das últimas duas vezes só foi oferecido no diurno, o que foi acatado. A únicas matérias que foram citadas no último post que fiz para pedir sugestões que não vão ser oferecidas é física do spin e relatividade. Sobre relatividade, foi deixado um indicativo de estudar a possibilidade para que seja oferecido com maior frequência.

Também foi discutida a avaliação das disciplinas, se quer realizar um questionário para enviar aos professores, para informar os comentários dos alunos contidos na avaliação e dar a oportunidade de resposta do docente. Também é uma preocupação que o formulário de avaliação tenha mais respostas e levei a sugestão que haja uma lista com o nome dos professores para selecionar, para facilitar o preenchimento, o que ficou a ser repassado ao monitor, parece ser uma implementação um pouco complicada de fazer no moodle. 

A última pauta foi sobre um evento que está previsto para primeira semana de junho, para realizar um evento da graduação em física, para discutir o ensino na graduação e outras atividades. Seria muito bom a participação dos estudantes nesse planejamento! 

A coc- bach teve uma reunião na quinta feira dia 22/10 em que os seguintes assuntos foram pautados:

– questões referentes às disciplinas de física quântica com o prof Ribas e física I no IO com o prof Zé Roberto.

– foi aprovado o horário das disciplinas obrigatórias, que se mantém as mesmas do 1º semestre desse ano, com indicativo de conversar sobre o horário das optaivas na róxima reunião. 

– conversou-se a respeito do acompanhamento de física 1 e 2. Há um consenso que essas matérias são consideradas as mais importantes do bacharelado e que devem ter uma atenção especial. Foi encaminhado pedir um relatório sobre a experiência da Profª Renata Funchal ministrando as disciplinas, para que assim uma conversa seja feita futuramente, considerando as reclamações que houve na avaliação de disciplinas desse ano. 

– há uma proposta inicial de se fazer um evento no ano que vem para que se crie um ambiente para conversar sobre a grade curricular.

CoC - Licenciatura

[licenciatura] [ouvidoria]
boa noite gente, espero que estejam tds bem na medida do possível
post pros alunos da lic:
eu sou representante discente da CoC-Lic e tá meio difícil acompanhar o andamento das disciplinas sem as conversas no corredores heheh acho que tá todo mundo sofrendo com os efeitos do EaD, então quero falar que meu inbox tá aberto se alguém quiser relatar algo em relação as disciplinas (aquela avaliação injusta que a conversa com o(a) professor(a) não resolveu, entre outros…)
pra quem preferir, tb criei um formulário:
Outra coisa, essa mais pros caloures: amanhã, nas aulas de Ciência, Educação e Linguagem pra galera do noturno e diurno, os monitores e eu estaremos disponíveis para conversar sobre trancamentos, cancelamentos e afins no horário da aula (8h e 19h)!
beijos e se cuidem
Texto da
Erika Mesquita

Comissão de Pesquisa (CPQ)

Reunião da Comissão de Pesquisa (CPq), 28/4/21

Site do CPq: https://portal.if.usp.br/pesquisa/pt-br/grupos-do-ifusp/comissão-pesquisa

Anotações por Martim Zurita, representante discente da pós-graduação

1. Transformar atividades de pesquisa, gestão e extensão em créditos
Provavelmente em 2022 será possível transformar atividades acadêmicas complementares (AACs) em créditos no bacharelado.
Há muitas atividades que se encaixam, como fazer iniciação científica, monitorias, participar de curso de verão, feira de ciência, usp escola, ser membro de comissões. O limite máximo é de 10% da carga horária total do curso.
Mais informações em
http://www.leginf.usp.br/?resolucao=resolucao-cog-cocex-e-copq-no-7788-de-26-de-agosto-de-2019

2. Curso de inverno
– Ocorrerá no final de junho, como dito na última reunião.
– A divulgação será iniciada em breve.
– Apenas 1 dia será ao vivo, com mesas redondas de discussão e perguntas. As palestras serão gravadas e disponibilizadas 1 semana antes dads mesas redondas.
– Caetano defende que a edição digital do curso permite que hajam mais inscritos. A maior limitação seria o número de pessoas no zoom.
– Ficou sugerido que será feita uma transmissão simultânea no YouTube aberta a todos e apenas os inscritos no zoom receberiam certificado (seria muito difícil contar a presença no YouTube).

3. Colóquios
O Adriano está muito ocupado e não está dando conta de administra-los sozinho. O comando deles foi passado ao Paulo e ao Oscar. Serão iniciados em maio e com previsão semanal (quintas-feiras às 16h).
Próximos Colóquios:
– 6 de maio – prof. Júlio Larrea, que acabou de publicar artigo como 1o autor (página do colóquio: https://portal.if.usp.br/pesquisa/pt-br/coloquios/proximos)
– 13 de maio – Sergei Frolov – sobre férmions de maiorana (no dia 14 está marcada uma palestra na Física Matemática sobre a medida do muon no Fermilab)
– 20 de maio – prof. Marcia Castro, de Harvard – publicou artigo na Science sobre transmissão de Covid
– 10 de junho – prof. Gabriel Landi

CURSO DE VERÃO

As palestras durarão ~45 minutos e serão pré-gravadas.

Ideia do Adriano: fazer uma mesa redonda com palestrantes de uma mesma área no sábado. Assim podem discutir os temas das palestras. Os membros concordaram.

Os laboratórios serão filmados para serem mostrados aos participantes.

Estão pensando em adiar o curso para 26 de junho (fazer um “curso de inverno”), devido às dificuldades da pandemia e para dar tempo de filmar os laboratórios e desenvolver as palestras.

Link do esboço do curso: http://portal.if.usp.br/pesquisa/pt-br/system/files/Esboço%20do%20Curso%20de%20Verão%202021.pdf

Encaminhamentos ao RD:
– Divulgar as palestras gravadas nas redes sociais (no período do evento).

COLÓQUIOS

Haverá um colóquio do Galvão no final de março (entre 23 e 26 de março).

Encaminhamentos ao RD:
– Perguntar se os alunos têm alguma sugestão de palestrante que gostariam de ouvir.
– Perguntar porquê os alunos têm pouco interesse nos colóquios (fazer uma enquete). Exemplo:
“Por que você normalmente não assiste aos colóquios?”
1. Tema muito complexo, absorvo pouco
2. Falta de tempo
3. Falta de costume de ir
4. Não fico sabendo dos colóquios
5. Em muitos temas não me interesso muito
6. Outra questão (comentar)
7. Na verdade assisto à alguns colóquios sim

PRÊMIO TRAJETÓRIA PELA INOVAÇÃO

É um prêmio dado a um pesquisador que tenha uma carreira focada na inovação. Adriano quer que o Instituto selecione apenas um nome, para que não haja concorrência interna.

PRÊMIO CNPq PARA BOLSISTAS PIBIC/PIBITI

Foram indicados pela CPq os alunos Pedro Lucas Oliveira Silva e Mariana Oliveira Abati. Eles obtiveram as maiores notas do IF na primeira fase do SIICUSP* 2020, tendo respectivamente bolsas PIBIC e PIBITI (outras bolsas não entram na seleção do prêmio).

* SIICUSP: Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP

PAUTA DA REUNIÃO

1ª Reunião Ordinária da Comissão de Pesquisa do IFUSP do ano de 2021

Data: 10/03/2021, quarta-feira, às 11h00

1. Comunicações do Presidente

a) Boas vindas ao representante discente Martim Zurita

b) Colóquios

c) Prêmio Trajetória pela Inovação

 

2. Comunicação dos Membros

 

3. Aprovar

a) Prêmio CNPq para bolsistas PIBIC/PIBITI 

b) Atas das reuniões

4. Referendar

b) Pós-doutorados

5. Assuntos a deliberar

b) Curso de Verão 2021 (documento anexo)

 

6. Comunicações

-Houve uma longa discussão fora da pauta sobre o colóquio. Os membros se mostraram  descontentes com o cancelamento do próximo colóquio. O colóquio seria sobre a criogenia e o entendimento era que o prof. Rafael seria o palestrante. Foi sugerido que déssemos prioridade a outros colóquios por ora e o prof. Caetano assumiria 

-Prêmio Benjamin Franklin: Dpts. devem indicar candidatos. O único por enquanto é do grupo do Figueiredo.

-Banca do SIICUSP: formamos maioria com bancas não-temáticas. A ideia é expor os alunos a visões diversas, com tentativa de misturar membros teóricos e experimentais. 

-Curso de verão: discutimos bastante o modelo das aulas. Chamei a atenção para não torná-las maçantes. Os membro pareceram bastante sensíveis a questão e abertos a sugestões. O Adriano mencionou que a dinâmica das  oficinas fica difícil do ponto de vista técnico mas dá pra fazer com adaptações. 

-Labs 360: Surgiu a proposta de dar uma turbinada no projeto de Labs 360 até o curso de verão. A ideia é que os pesquisadores disponibilizem seus labs para que sejam fotografados e digitalizados para visitas virtuais.

-CAPES/PNPD: Ficou pra próxima reunião. 

-Oscar cobrou dados sobre o instituto: alocação de pós docs, bolsas etc… De acordo com ele falta muita info pra comissão de pesquisa trabalhar em cima.

[informe][bolsas da pós graduação]
Nos últimos anos, com a justificativa da limitação orçamentária provocada pela Lei do Teto dos Gastos tanto o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) quanto a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) têm apresentado propostas de novas formas de atribuição e distribuição das suas bolsas, definindo áreas de pesquisa aplicada como prioritárias e comprometendo diversos Programas de Pós-Graduação, como é o caso do Programa de Pós-Graduação em Física, considerado Programa de Excelência pela avaliação CAPES e o Programa Interunidades em Ensino de Ciências (PIEC).
No final de 2019, o CNPq anunciou uma alteração na forma de distribuição de suas bolsas, a ser implementada a partir do 2º semestre de 2020. Antes concedidas pela agência diretamente aos programas de pós, elas passarão a ser atribuídas de forma temática. […] O grande problema é que os editais serão focados em ciências aplicadas, tecnologia e inovação, o que exclui ciências básicas e ciências humanas em especial.
Quanto às bolsas da CAPES, a agência anunciou em fevereiro de 2020 um novo modelo de distribuição entre centros de pesquisa do país, […] O que poderia significar uma valorização de programas menores de pós-graduação acabou se mostrando uma realocação desordenada.
Com a realocação de bolsas da CAPES, os cursos de Doutorado dos dois programas perderam da ordem de 20% bolsas: o Programa da Física perdeu 10 das 49 bolsas e o PIEC perdeu 05 das 21. Os cursos de Mestrado, por outro lado, tiveram situações opostas, enquanto o Programa da Física ganhou 03 bolsas, passando de 20 a 23, o PIEC perdeu 04 bolsas, passando de 21 a 17 bolsas.
Por possuir uma maior autonomia orçamentária e visando manter compromissos firmados, a Pós em Física optou por converter 06 bolsas (as 03 novas e outras 03 que já possuía) em 04 bolsas de doutorado durante o primeiro semestre de 2020. Prevê uma situação não muito diferente no próximo.
O PIEC já se encontra em uma situação delicada, no processo seletivo de bolsas que realizou no primeiro semestre conseguiu atribuir apenas 04 bolsas para alunos de mestrado […]
A situação da pós-graduação brasileira é assombrosa para o próximo semestre. Sem bolsas CNPq garantidas e com pouquíssimas bolsas da CAPES, Programas de Pós-Graduação de Excelência (caso da Pós em Física) ou de Apoio à Pós (caso do PIEC) serão totalmente sucateados.

Comissão de Cultura e Extensão (CCeX)

Informes da reunião da CCEx de hoje:

01. Na última reunião do ano passado foi mencionada a criação de um projeto da PRCEU chamado USP Móvel. A ideia é levar a produção cultural e científica da faculdade para a comunidade através de duas unidades móveis (aka carretas) de 15m que circulariam na capital e interior de SP. Já rolou uma licitação e foi definida a empresa que vai fornecer as carretas, infraestrutura e motorista. Ainda não existe um prazo muito bem definido pra quando o projeto vai começar por conta do covid, mas as carretas já estarão disponíveis a partir de 15/04/2021 (a princípio). Serão duas modalidades: Escola Móvel, que vai ter uma infraestrutura pensada para aulas, palestras e afins; Laboratório Móvel, que vai ter uma infraestrutura pensada para apresentação de experimentos e afins. Nesse primeiro momento não vai rolar edital, mas cada unidade vai ficar responsável por receber manifestações de interesse e pensar quais projetos são mais interessantes. O recebimento de propostas vai rolar até o final de abril, pelo que entendi. Ainda estão sendo pensadas algumas questões como hospedagem de participantes (quando o projeto for para o interior de São Paulo), acesso da da unidade às escolas (porque a carreta é gigante), e coisas nessa linha.

02. O professor Sérgio Luiz Morelhão contiua responsável por coordenar o Física Para Todos em 2021, mas está encontrando dificuldade em agendar palestras, tendo em vista a falta de interesse dos palestrantes. Existe uma proposta temática associada a Energia Renovável e Meio Ambiente para 2021. Se alguém tiver sugestão de possíveis palestrantes sobre o assunto, podem encaminhar pra mim. É legal lembrar que, enquanto o evento estiver ocorrendo de maneira remota, existe a possibilidade de receber brasileiros que residem em outros países para realizarem as falas. A ideia para esse ano é continuar realizando o evento no Zoom e YouTube, uma vez que o zoom cria uma certa sensação de maior proximidade e o YouTube é mais acessível.

03. Acho que essa é a parte mais importante pra gente. O último item discutido foi a respeito de AACs (Atividades Acadêmicas Complementares). Aparentemente teve uma resolução que torna obrigatória possibilidade de registro dessas AACs como crédito aula ou trabalho, a qualquer momento antes da conclusão do curso, para atividades realizadas a partir de janeiro de 2015. O pedido será feito pelo estudante através do Jupiter e as vertentes possíveis são atividades associadas à CG, CPq e CCEx, e essas comissões serão responsáveis por avaliar os pedidos a depender da categoria registrada pelo aluno. Vou mandar um documento com essas questões mais detalhadas porque passaram meio rápido por isso na reunião, já que era um informe e não uma discussão/deliberação.

Anexo: Resolução AAChttps://drive.google.com/file/d/15s3bbW1FtY90lRrH0SrbTjIEOIIvHhxO/view?usp=sharing

DEPARTAMENTOS

Comunicados:

→ A troca da iluminação das salas experimentais do pelletron estão apra ser assinadas.

→ Temos uma série de reformas para acontecer, entre elas o telhado do oscar sala (remoção + impermeabilização da laje + readequação dos dutos de ar condicionado para evitar infiltração) e a construção de um abrigo de gás para o HEPIC.

→ Outras reformas estão sendo discutidas: começaremos por trocar as divisórias por drywall, a partir do 2º andar (onde a situação está mais crítica). Estão compondo uma proposta de adequação do projeto que inclua as regras de segurança.

→ Haverá em breve uma avaliação institucional pela CAE.

Informes: 

Graduação: voltaremos a discutir o que é carga dupla/simples. Por causa da pandemia, há docentes do IF que oferecem disciplinas para a POLI e dão aula para 300 alunos. Os departamentos são soberanos na definição do que é carga simples e carga dupla, sendo que a CG não pode impor uma definição a eles. Uma decisão bem antiga do FNC consiste em considerar 6 créditos como carga simples (e por consequência 12 créditos como carga dupla). A FEP já considera 1 turma (seja 4 ou 6 créditos) cara simples. Argumentaram que existe necessidade da adequação destas definições;

Pós: Extensão dos prazos para PG: serão admitidos 2 anos além dos regimentais para mestrado e doutorado (que tiveram início antes de 2020) desde que seja feito o pedido de prorrogação.

Ata da reunião anterior aprovada com 1 abstenção.

A pauta mais relevante que vale destacar, é a do novo Estatuto de Conformidade de Conduta.

Os professores estão meio perdidos em relação ao que fazer sobre o Estatuto. Primeiro pela linguagem, eles admitiram certa dificuldade em relação ao “juridiquês” e reconhecendo isso, eles acreditam que ter alguém especializado na área jurídica irá ajuda-los nessa construção de novas sugestões para este estatuto. Ou também, a possibilidade se juntar a alguma comissão já existente para tentar contribuir com isso. Uma aluna da pós, a Dimy, escreveu um documento com sugestões e este foi apresentado junto com um documento que a DFAP também escreveu para se basearem também em como proceder.

Prof Leandro Barbosa irá assumir uma posição no Sirius, portanto passará 2 anos afastado do IFUSP. Teremos um concurso de professor substituto (com período de 2anos) assim que os trâmites sobre esta matéria se finalizarem.

– A posição do DFGE é a de rejeitar a proposta da reitoria do Estatuto de Conformidade dado seu caráter extremamente problemático. Propõe-se a adoção de um amplo debate após o fim da pandemia (para que se tenha um debate mais justo e democrático em espaços de fala universais) criando-se comissões plurais, abraçando todos os setores da comunidade acadêmica, que terão a missão de promover o debate amplo, e elaborar uma contra proposta.

– Em breve sairá um link com informações dos últimos 20 anos de todas as disciplinas dadas pelo IFUSP.

– Saiu edital PIBIC/PIBITI/PIBIC-EM

– Prof Gil Marques se aposentou e Prof Sartorelli irá se aposentar até o fim do semestre.

– Devido aos esclarecimentos da reitoria a Física não é apta a pedir reposição das posições de prof titular…

– CSCRH -> (Possível a confirmar com o Diretor)centralização dos serviços de RH’s em um local a se definir no campus.

– Curso de Verão terá 5 temas. Palestras gravadas de 45 minutos. O curso sincrono terá apenas 5 horas e ocorrerá no último sábado do mês de Junho. Não haverão mini cursos.

– no edisciplinas na matéria 4301000 – lab de demonstrações  de livre acesso tem demonstrações de vaaaaarios experimentos de Física gravados.

  • Começo, ainda bem embrionário, de discussão pra criação do Núcleo (inter-institutos e interdisciplinar) de biofísica. Conversas caminhando mas nada concreto ainda.

  • Questão da notícia maravilhosa das bolsas da pós: confirmadíssimo.

  • Professores animados pra fazer curso de verão (apesar de tá muito tarde pra isso)… talvez role em um formato meio diferente…mas os prof do DFGE estão topando dar.

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